27 março 2012

História para contar = Como surgiu a Camiseta


Hoje resolvi falar um pouco sobre a história da camiseta como surgiu onde e por que?


Você sabia que a camiseta, até o início do século passado, era usada somente como peça íntima?
Sabemos que na antiguidade os romanos usavam por debaixo de sua túnica uma peça de roupa chamada camisia, feita de linho e sempre de cor branca para proteger da transpiração a própria túnica, que quase sempre eram adornadas com ouro, prata e pedras preciosas e por isso eram dificilmente lavadas.
No século 4 a camisia continuava a ser usada por baixo das peças em Constantinopla. Os tecidos das peças superiores eram muito ricos, bordados com ouro, prata e pedras preciosas, e por isso não dava para lavá-los. A camisia era usada por baixo dessas peças nobres para evitar que sujassem. 
Em 1516, Michelangelo, termina a estátua “O escravo moribundo” onde retrata um homem vestido com uma camiseta regata. No período de 1800 a 1900, ainda restrita à Europa, a camisa foi usada basicamente pelas crianças até os seis anos de idade, em especial durante o batismo cristão. 
A camiseta ganha o mundo durante a 1ª Guerra Mundial, onde os soldados americanos que passavam muito calor por estarem usando lã por debaixo de seus uniformes, tiveram contato com os soldados europeus que usavam uma confortável camiseta feita de algodão.
Ao regressarem para o Estados Unidos, levaram a novidade que tinha o design e o formato de “T” e passaram a chamar de T-shirt. Em 1948, Thomas E. Dewey, Candidato à presidência dos Estados Unidos faz uma das primeiras camisetas de propaganda da história, com os dizeres “Dew it for Dewey” (Vote em Dewey). Mas o grande responsável pela popularização da camiseta como peça de roupa no cotidiano das pessoas foi o cinema, pois em 1951 o filme “Um bonde chamado desejo” apresenta Marlon Brando vestindo apenas  camiseta destacando perfeitamente os músculos do ator isso foi o delírio da época. Em seguida surge James Dean em 1955 no filme “Juventude Transviada” onde a camiseta vira sinônimo de rebeldia e contestação.
Nos anos 60 os hippies encabeçam os movimentos anti-guerra e a favor da liberdade e passam a vestir camisetas com cores psicodélicas com mensagens pacifistas (Faça amor, não faça guerra). Neste período as mulheres aderem ao vestuário.
No período dos anos 70 aos 90, a camiseta passa por diversas transformações; são usadas como suporte para propaganda carregando símbolos de marcas famosas de refrigerantes, depois as grifes de roupas famosas passam a estampar as suas marcas, anos depois é usada por todas as classes sociais sem comprometimento.
A partir do ano 2000 a customização da camiseta passa a ser o grande diferencial atendendo todos os gostos. Ela é um meio de comunicação, transmitir experiências de vida, opinião e a emoção de quem a veste. Pode ser usada em todos os lugares e com todas as pessoas, independente da faixa etária e do sexo.
A camiseta é e sempre será um clássico, ela nunca vai sair da moda. Não há duvidas de que fez , faz e ainda fará história no nosso mundo.
Fotos Reprodução
Fonte: Tudo Sobre Moda. Web