07 novembro 2014

HISTÓRIA DO BIQUÍNI






O biquíni foi inventado pelo estilista francês Louis Réard ao qual lhe deu o nome de o pequeno atol no Pacífico. Não é ao acaso que a conceituada editora de moda Diana Vreeland (1903-1989) disse uma vez que o biquíni “é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atómica”. O lançamento do primeiro biquíni foi em 26 de Junho de 1946. Embora houve-se uma grande animação e motivação em torno do lançamento do biquíni, este não teve a saída que se esperava, tinha como padrão folhas de jornal e naquela época foi considerado um escândalo, de tal maneira que nenhum modelo o quis patrocinar a excepção da stripper Micheline Bernardini.



Na década de 50 as grandes divulgadoras do biquíni foram as atrizes de cinema americano e as pin-ups. Em 1956, a francesa Brigitte Bardot eternizar o traje no filme “E Deus Criou a Mulher”, ao usar um modelo xadrez vichy.





 O biquíni só começou a ser usado no Brasil no final da década de 50 por vedetas como Carmem Verônica e Norma Tamar, que juntavam multidões nas areias em frente ao Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Só a partir dai e que o biquíni passou a fazer historia nas passerelles década de 60, o designer norte-americano Rudi Gernreich deixo de lado a parte superior do biquíni fazendo surgir o topless, tornando este traje ainda mais ousado embora esta moda tenha sido mais usada nas praias europeias chegando mesmo a ser proibida nas piscinas publicas do brasil.foi também nesta época que surgiu o chamado triquini, de frente parecia um fato de banho com um tira a ligar a parte de cima a parte de baixo mas de trás parecia um autentico biquíni. Mas foi no início dos anos 70, que foi produzido um modelo de biquíni ainda menor, a tanga e na entrada dos anos 80 a asa-delta seguida do fio dental que passou a favorito das raparigas jovens. Nos anos 90, a moda de praia tornou-se ainda mais importante começando a surgir mais tipos de vestuário e acessórios como a saída de praia, as malas coloridas, os chinelos, óculos, chapéus e toalhas. 








Os modelos foram triplicando e com a ajuda da evolução tecnológica foram criados tecidos mais apropriados e de melhor qualidade para o banho no mar e na piscina. O Brasil é o país que sem dúvida mais produz e consome biquínis. Este ao longo dos anos evoluiu em tecnologia e modelagem ao longo dos anos. O biquíni brasileiro é conhecido e reconhecido internacionalmente, pois tem um estilo mais ousado, tem melhor qualidade e modelos mais criativos, que os diferencia dos outros fabricados produtores. O Brasil tem um grande a vontade neste sector devido ao clima do pais e pela extensão do litoral que tem mais de 7 mil km de praias o que explica ser este o pais lançador mundial de tendências de moda de praia.

Foto: Reprodução
Fonte:http://evolucaodamoda.weebly.com
Escrito Por: Feito por: Ana Ferreira